CIEM 2020 realizou 1º Webinar dedicada à Transformação Digital
Teve lugar a 23 de setembro, pelas 18 horas, o primeiro dos dois pré-webinars previstos no contexto da Conferência Ibérica de Empreendedorismo – CIEM 2020. A CIEM, cuja chamada de trabalhos está ainda aberta, é, em 2020, uma organização conjunta da Empreend e da UA, com o apoio da GOVCOPP, e decorrerá de 24 a 27 de novembro em formato online.
O primeiro webinar foi dedicado ao tema do Empreendedorismo e Transformação Digital na Indústria, e teve o apoio da UNAVE e do Observatório do Emprego, sendo transmitido em direto nas redes sociais. O webinar reuniu um painel de palestrantes diversificado, incluindo a perspetiva empresarial com a presença de Aurora Batista (BEEVERYCREATIVE) que compartilhou em primeira mão a perspetiva das empresas, e de Pedro Almeida (INOVA-RIA) que trouxe ao debate a perspetiva transversal das empresas das TICE. Já Rafael Barbastefano (ABEPRO) ofereceu uma visão complementar, na perspetiva do ensino e formação da engenharia industrial, e do seu papel no desenho de soluções nos novos contextos industriais marcados pela digitalização. A visão da ABEPRO permitiu estender o debate a contextos internacionais, trazendo o testemunho dos desafios da educação e do digital no Brasil, suscitando analogias com os desafios do território em Aveiro. Finalmente, Mário Rodrigues (UNAVE-UA) trouxe ao debate a perspetiva da formação e da requalificação, e das novas respostas do ensino superior e da formação às necessidades de que muitos profissionais enfrentam de redirecionar as suas carreiras para atender aos desafios e oportunidades do digital, e que exigem à Universidade e às entidades de Formação respostas rápidas e abordagens multidisciplinares, em novos cursos, programas e metodologias de ensino. A sessão foi moderada por Maria José Sousa, e Marlene Amorim, no contexto da organização da CIEM 2020 através da Empreend e da GOVCOPP-UA (respetivamente).
Na sessão foram referidas algumas das áreas em que a digitalização está a suscitar maiores desafios às empresas, e para as quais a urgência no desenho de respostas de qualificação e requalificação se salienta, nomeadamente a ciência de dados, a gestão da cadeia de abastecimento e a inteligência artificial. A discussão foi pautada por exemplos concretos de aplicação das tecnologias em Portugal, e no Brasil. Foram também salientados desafios conexos, nomeadamente as preocupações com segurança e privacidade de dados, bem como questões éticas na utilização das novas tecnologias. Estes desafios foram encarados como particularmente críticos pela rapidez com que as mudanças se instalaram nos últimos 6 meses.
O webinar está disponível em formato de vídeo nas redes sociais, do Observatório do Emprego (aqui) e da UNAVE (aqui).
O próximo webinar, versará sobre a transformação digital e os desafios no contexto dos serviços, e terá lugar, nos mesmos moldes, no próximo dia 21 de outubro pelas 18 horas.